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Sumário
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Março/2012


Edição 179 - Março/2012

Formação Docente

Caminho alternativo
Nos EUA, profissionais aposentados passaram a enxergar a carreira de professor como uma alternativa para se manterem ativos e gerarem renda
 
De volta ao escritório
Envelhecimento da população e lacunas do mercado favorecem o aumento de aposentados no mercado. Estudo mostra que em 2030 os maiores de 60 anos serão quase 20% da população economicamente ativa brasileira
 
Mão de obra desperdiçada
Mesmo com graves deficiências na formação de professores, o Brasil ainda não consegue aproveitar na prática a experiência profissional dos docentes aposentados - muitos deles afastados contra a vontade e em plena capacidade intelectual
 
Vagas no ensino médio
Déficit docente em disciplinas como física e química levanta a possibilidade de especialistas trabalharem em sala de aula, apesar de a ideia encontrar resistência
 
Políticas Públicas

Medida para a infância
Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) estuda introduzir modelo polêmico de avaliação para a educação infantil; iniciativa encontra pouca interlocução com o Ministério da Educação e com entidades representativas da área
 
Mudança com continuidade
Aloizio Mercadante assume o Ministério da Educação com bandeiras semelhantes às defendidas pela gestão anterior, mas já anuncia novas propostas
 
Reportagens

Descatracalizar
As diversas catracas presentes dentro e fora das escolas
 
O jogo da educação
Assim como um jogador de futebol, o educador deve analisar e interpretar o que ocorre em sala de aula, mirando no gol da inteligência: o conhecimento
 
Professores, jovens, mestres, velhos...
A diferença entre a juventude e a velhice
 
Uma nova chance
Uma escola voltada para jovens que abandonaram o ensino médio
 
Carreira

Reforço jurídico
Projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional busca evitar a ausência do pagamento das férias para professores demitidos sem justa causa em época de recesso escolar
 
Entrevistas

Qualificar para decidir
Especialista da UFMG em avaliação defende a revisão de múltiplas funções do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da clareza técnica dos conceitos envolvidos
 


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